sábado, 9 de abril de 2011

Orcamento Domestico

Fazer um orçamento doméstico é uma das coisas mais importantes que tem de fazer para poder eliminar qualquer tipo de dívida, porque servirá como guia para os gastos, após saber quais são os rendimentos para o mês que tem à sua frente. O mais importante no orçamento doméstico é conseguir depois seguir aquilo que planeou…
Para isso siga os seguintes passos de como fazer um orçamento doméstico útil.

Orçamento Doméstico: Registar tudo

Registe todas as despesas que tiver, sejam em dinheiro, cheque, crédito, etc. É essencial saber para onde está a sair o dinheiro que ganhou (e aquele que não ganhou mas continua a gastar).
Só após saber o que gasta é que poderá começar a dar pequenos passos no sentido de reduzir as suas dívidas ou aumentar as suas poupanças.

Orçamento Doméstico: Cortar despesas

Agora que já sabe como gasta o dinheiro, é preciso começar a cortar algumas despesas para equilibrar as suas finanças pessoais.
Todas aquelas coisas que pensava que eram essenciais para sobreviver, mas afinal são apenas gastos desnecessários, são para eliminar do orçamento doméstico. Não tenha misericórdia dos gastos, na altura de decidir o que fica e o que vai. É aqui que se vai decidir se tem coragem de baixar um pouco o seu nível de vida (ou até nem seja preciso) para conseguir ter uma vida mais folgada em termos financeiros, que lhe permita eliminar as dívidas ou alcançar um objectivo no Futuro, como por exemplo enviar os seus filhos para uma escola privada.

Orçamento Doméstico: Decidir o que pagar primeiro

Depois de ter eliminado o desperdício nos passos anteriores, é altura de determinar o que é que vai pagar em primeiro lugar.
A regra principal é: pagar-se a si primeiro, ou seja, poupanças no início do mês para dias mais complicados. Aproveite para fazer um fundo de emergência.
Se tiver dívidas, comece por pagar as que cobram mais juros em primeiro lugar, ou então utilize o método bola de neve, para pagar as dívidas mais pequenas e avançar para as maiores.
Pague a dívida até ao final, não use o dinheiro para ir pagando todas as dívidas em simultâneo. Sentirá um alívio enorme quando as dívidas começarem a desaparecer do seu orçamento doméstico.

Orçamento Doméstico: Linhas orientadoras

Existem valores de referência para a percentagem dos seus rendimentos que devem ir para determinadas despesas. Inclusivamente, as instituições financeiras usam estes dados para calcularem o seu crédito na altura em que lhes vai pedir dinheiro. Se tiver valores superiores aos aconselhados, será mais difícil conseguir empréstimos.
Aqui ficam alguns valores de referência:
Casa – No máximo devemos gastar 35% dos nossos rendimentos em rendas, impostos, reparações, seguros e despesas correntes, como água e luz.
Transportes – No máximo 20% para combustíveis, pagamentos mensais, reparações e seguros.
Dívidas – No máximo devemos ter 15% em dívidas de créditos. Cartões de Crédito, Créditos Pessoais, etc.
Outras Despesas – Podemos gastar até 20% nas outras despesas do Orçamento doméstico, em comida, seguros, saúde, vestuário, presentes, etc.
Poupanças e Investimentos – Nesta categoria, deveríamos conseguir poupar e investir até 10% dos nossos rendimentos, para podermos estar folgados em dias de crise.
Estes são valores de referência, mas poderá ajustar o seu caso em algumas situações. Por exemplo, se não tem despesas de transportes elevadas, poderá investir mais dinheiro.
O objectivo final deverá ser sempre a eliminação rápida das dívidas, através de um bom orçamento doméstico.


Tirado  Daqui... http://poupardinheiro.info/2008/10/01/como-fazer-um-orcamento-domestico/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos a C. e o X. e estamos a construir a nossa familia! Aqui sera falado o antes, durante e depois da(s) gravidez! e tambem alguns pensamentos...